Esta página foi escrita por Estêvão Chaves Monteiro e usa a Open Gaming License versão 1.0a.
Os valores de habilidades no d20 System nada mais são que um legado das edições anteriores do jogo. Efetivamente, em jogo importa apenas o modificador que se calcula a partir do valor. Isso poderia ser simplificado para excluir vários cálculos desnecessários do jogo e facilitar o aprendizado do sistema. Proponho, então, substituir os pares "valor de habilidade" e "modificador de habilidade" pelo único atributo "habilidade", que será um modificador partindo de -5 ao infinito. A conversão requer os seguintes ajustes:
Capacidade de Carga | ||||
---|---|---|---|---|
Valores de Força |
Modificador de Força |
Limite de Carga Leve |
Limite de Carga Média |
Limite de Carga Pesada |
1, 2 | -4 | 3 kg. | 6 kg. | 9 kg. |
3, 4 | -3 | 6 kg. | 12 kg. | 18 kg. |
5, 6 | -2 | 9 kg. | 18 kg. | 27 kg. |
7, 8 | -1 | 12 kg. | 24 kg. | 36 kg. |
9, 10 | 0 | 15 kg. | 30 kg. | 45 kg. |
11, 12 | +1 | 20 kg. | 40 kg. | 60 kg. |
13, 14 | +2 | 27,5 kg. | 55 kg. | 82,5 kg. |
15, 16 | +3 | 35 kg | 70 kg. | 105 kg. |
17, 18 | +4 | 45 kg | 90 kg. | 135 kg. |
19, 20 | +5 | 60 kg. | 120 kg. | 180 kg. |
21, 22 | +6 | 80 kg. | 160 kg. | 240 kg. |
23, 24 | +7 | 110 kg. | 220 kg. | 330 kg. |
25, 26 | +8 | 140 kg. | 280 kg. | 420 kg. |
27, 28 | +9 | 180 kg. | 360 kg. | 540 kg. |
29, 30 | +10 | 240 kg. | 480 kg. | 720 kg. |
Val +10 | Mod +5 | x4 | x4 | x4 |
Correspondência entre Pontos para Definição de Habilidades |
||
Tipo de Campanha | Valor |
Modificador |
Desafios suaves | 15 |
2 |
Desafios leves | 22 |
4 |
Desafios moderados | 25 |
6 |
Desafios consideráveis | 28 |
8 |
Desafios extremos | 32 |
10 |
Custo de Definição de Habilidades |
|
Habilidade |
Custo |
-3 |
+4 |
-2 |
+2 |
-1 |
+1 |
0 |
0 |
+1 |
-1 |
+2 |
-2 |
+3 |
-4 |
+4 |
-7 |
Por exemplo, numa campanha de desafios consideráveis (8 pontos, equivalentes a 28 no sistema convencional), poderíamos montar um guerreiro com Força +4 (-7 pontos), Destreza +1 (-1 ponto), Constituição +2 (-2 pontos), Inteligência +0 (0 ponto), Sabedoria +0 (0 ponto) e Carisma -2 (+2 pontos).
Aqueles que se sentirem confortáveis em dar um passo adiante podem utilizar o seguinte método de definição de habilidades básicas:
Este método leva a simplicidade ao extremo. É fácil de memorizar e aplicar, gera personagens 1 ponto mais fracos que o arranjo padrão original de 15 [+2], 14 [+2], 13 [+1], 11 [+0], 10 [+0], 8 [-1] mas que progridem mais rapidamente. Então, enquanto no sistema original se pode obter um modificador inicial de -3 a +4 sem ajustes raciais, mais 2,5 ao longo dos dados de vida (+0,5 a cada 4 níveis) e, possivelmente, 2,5 inerente, para um total de +9, nessa variante se pode obter um modificador inicial de -3 a +3 sem ajustes raciais, mais 4 ao longo dos dados de vida e possivelmente, 2 inerente, para um total de +9. Ou seja, um pouco mais fraco no primeiro nível, mas progredindo mais suavemente e chegando ao mesmo resultado.
Se o Mestre achar que o progresso vai muito longe considerando uma habilidade favorita, pode limitar o valor base em +5 para cada habilidade (sem ajustes raciais). Por exemplo, um meio-orc poderia começar com For +4 (+3), Des +0, Con +3, Int -1 (+0), Sab +0, Car -4 (-3) e, se não houver limite, chegar até For +8 natural no nível 20, sem contar possíveis bônus de aprimoramento +3 e bônus inerente +2. Com o limite, ele ficaria limitado a For +6 mas poderia usar os outros 2 pontos para obter Con +5.