"As presas da Morte Insana provarão
do Sangue Proibido, e o terror das Lágrimas de Ouro sufocará pela retribuição
do Arauto. As Trevas Primordiais concederão seu sagrado Beijo, invocando
da Escuridão do tempo o Grande Unificador. Desvelada sua máscara profana,
Aquele que Está Oculto despertará para realizar a Vontade Derradeira
da Nossa Senhora das Trevas, e Tudo voltará ao Nada. Louvada seja Shar!"
— Trecho da profecia A Vingança Daquela Que é a Primeira e Última.
Após milênios nutrindo seu poder maligno corrompendo os desesperados, Shar,
a Escuridão Primordial, está pronta para lançar o ataque derradeiro sobre toda a
estrutura da Criação. Suas trevas consumem mundos decadentes e divindades menores
—o Senhor das Sombras e Mestre dos Ladrões Mask,
e o Arquimago da Necromancia Velsharoon—
e seu Tecido Mágico das Sombras rivaliza com o Tecido Mágico de Mystra.
Vendo ameaçado seu título de Mãe de Toda a Magia, Mystra se une à enfraquecida
Luz Primordial, a Dama de Prata Selûne, ao Senhor da Manhã
Lathander, ao Senhor dos Mortos Kelemvor (injuriado com a profanação aos
mortos), e a todas as divindades benevolentes de Faerûn para deter o Apocalipse
Negro.
Mas a batalha verdadeira será travada entre corajosos heróis mortais e insanos profetas do fim dos tempos, nas terras fantásticas de Faerûn—e abaixo dela. Os Shades, terríveis arcanistas de uma era esquecida, retornam da obscuridade dos milênios e aliam-se aos Kir-lanan, as entidades de negatividade nascidas da ira do Deus dos Deuses, o Lorde Ao; juntos, assumem o controle do sórdido Culto do Dragão para apagar toda a vida do mundo mortal. Contra o Juízo Final levantar-se-ão as armas e espíritos dos bravos e destemidos, e uma nova lenda será forjada. Nossa saga começa na primavera de 1372 do Calendário dos Vales, o Ano da Magia Selvagem. Acompanhe conosco as aventuras e deseventuras de um peculiar grupo de heróis enquanto se descobrem e afirmam para quê vieram.
O Jogo
Em meados do primeiro semestre de 2002 eu resolvi iniciar uma crônica
de D&D3. Passei meses contatando gente pra jogar, e apesar de ter conseguido
muitas intenções, não consegui montar um grupo de jogo. Eventualmente,
acabei apelando para a internet. Deu certo.
Em 16 de setembro de 2002, mestrei minha primeira sessão de D&D no
canal #dnd da rede irc.ircbrasil.com.br, com seis jogadores. No dia
seguinte já tínhamos mais um jogador, e de lá para cá, três destes sete
iniciais saíram. Os outros quatro estão consoco até hoje, e de lá para
cá recebemos e vimos partir muitos jogadores novos, com o número girando
em torno de 10 jogadores (o que costuma ser pesado de gerenciar, e de
vez em quando tenho que recusar jogadores novos).
O jogo pode ser resumido assim: eu e os jogadores nos reunimos num
canal de IRC; eu narro a história e os jogadores interpretam espontaneamente
os personagens principais dessa história, sem saberem o que vai acontecer
pela frente. Os resultados das ações que os jogadores tentam realizar
são determinados rolando-se dados virtuais, pelas regras de D&D. (Ver
O Que É RPG? e Dungeons
& Dragons.) Para rolar dados virtuais, o jogador digita "!dados
XdY", onde X é o número de dados e Y é o número de faces desses dados,
e meu programa de IRC gera um resultado aleatório.
Atualmente estamos no #DnD da rede Nullus (irc.nullus.net).
As Ferramentas
Comecei usando o RPGScript, uma modificação do mIRC que rolava dados
virtuais como explicado acima. Quando Luciano (vulgo Trevor, paladino
de Torm) entrou, logo sugeriu o uso do pIRCh, um antigo concorrente
do mIRC que pode ser programado de forma fácil e conveniente. Luciano
criou para nosso jogo duas rotinas extremamente práticas: Multidados,
um robusto lançador de dados virtuais; e Escriba,
que registra as sessões em HTML e TXT num formato muito mais agradável.
Você pode baixar, usar e modificar livremente essas rotinas, DESDE QUE
SEMPRE CREDITE O AUTOR LUCIANO NERY DE SALVADOR, BAHIA.
Sempre sentimos falta de um tabuleiro quadriculado para melhor organizar
os combates. Embora existam várias ferramentas para isto espalhadas
pela WWW, todas requerem que a máquina do DM atue como servidor, mas
isto é impossível para mim pois minha conexão é indireta, via rede.
Por isso, RodIshiCi (que começou como o finado elfo silvestre Tirter
"metranca de flechas" Galastacia e agora joga cmo a elfa dourada incantatrix Essila)
usou ShockWave para cirar o D&D
Online Grid. Esse tabuleiro tem nos quebrado galhos incríveis, mas
tem uma limitação bem inconveniente: trata-se de um módulo que é carregado
independentemente na máquina de cada um, de modo que todos os jogadores
precisam manualmente posicionar todos os combatentes cada um na sua
máquina. Um tabuleiro dinâmico nos permitiria economizar muito tempo
e agilizar mais as sessões, mas com o tempo até que estamos conseguindo
nos virar bem. Luciano está trabalhando numa solução, um programa em
Delphi chamado Avalon, que se utilizará de um servidor independente
como intermediário entre o mestre e os jogadores, possibilitando um
tabuleiro dinâmico sem necessidade da máquina do DM atuar como servidor.
Sinopses
CAPÍTULOS |
Início |
Fim |
Sessões |
Sessões Acumuladas |
Datas em Faerûn |
|
Registros das Sessões
2002: Setembro | Outubro
| Novembro | Dezembro
2003: Janeiro | Fevereiro
| Março | Abril
| Maio | Junho
| Julho | Agosto
| Setembro | Outubro
| Novembro | Dezembro
2004: Janeiro | Fevereiro | Março | Abril | Maio
| Junho | Julho
2005: Janeiro | Fevereiro | Março | Abril | Maio
Links
Grupo Yahoo! Dnd-Norte:
Nossa lista de mensagens, com as últimas notícias, comunicados entre
mim e os jogadores, e discussões interessantes.
ShinRyuu's Dungeon: Dungeons & Dragons:
Traduções, compilações (talentos, classes de prestígio, magias), ilustrações
do Livro do Jogador, planilhas, links, regiões de Faerûn etc.
D&D Online Grid:
Tabuleiro de combate feito em Shockwave por RodIshiCi.
The Annotated History of the Forgotten Realms: A mais completa cronologia histórica de Forgotten Realms, montada a partir de mais de 30 livros oficiais por Brian R. James.
Blog da Talindra: Diário online de Talindra Siannodel, escrito por Adriana.
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